"Sem reflexão não há evolução."

Jairo Alves

@jairobigbrain

jairo2k@gmail.com

Reflexões sobre a sustentabilidade

11/02/2014 21:28

A palavra “sustentabilidade” está sendo cada vez mais utilizada. Entretanto, há muito mais por trás dela do que a maioria das pessoas consegue notar.  A palavra “sustentabilidade” deriva do verbo “sustentar” cujos sinônimos são: manter, suportar, apoiar, etc. Portanto, “sustentabilidade” é a capacidade ou possibilidade relativa à sustentação ou manutenção de uma determinada situação. Esta situação pode ser uma relação, um estado, um evento ou um processo.

 

Atualmente, a palavra “sustentabilidade” está sendo utilizada em um movimento que tem os seguintes objetivos: tentar conscientizar as pessoas para a responsabilidade que elas têm com as gerações futuras; tentar convencer as pessoas a interferirem menos no meio ambiente. A minimização desta interferência é o único caminho para sustentar a situação da natureza em um patamar que seja compatível com a manutenção da vida e tentar afastar a ameaça de extinção que paira sobre a nossa espécie.

 

A implantação da sustentabilidade somente é factível porque absolutamente tudo na natureza é complementar. Em outras palavras, a sustentabilidade somente é viável porque a natureza se compõe de sistemas ou mecanismos que são totalmente integrados. Isso equivale a dizer que a sistematização da natureza é a premissa que possibilita a implementação das políticas voltadas para a sustentabilidade.

 

A implantação de um programa global para garantir a sustentação da natureza é necessária e urgente, mas o fim da flora e da fauna é inevitável, pois todos os sistemas naturais estão sujeitos a entropia. A entropia é um processo que desorganiza e provoca a falência dos mecanismos criados pela natureza. A espécie humana contribui muito com a entropia da biosfera terrestre, pois ela desorganiza e desequilibra a natureza de várias maneiras. A biosfera é um macro-organismo (sistema ou mecanismo) que se compõe de todas as coisas existentes e incidentes sobre o planeta Terra.

 

A sustentação da biosfera terrestre também depende do universo inteiro, pois a terra é uma das suas engrenagens. Em outras palavras, tudo que ocorre no universo também influencia a sustentação da biosfera terrestre. Isso significa que ao se transformar o universo, provavelmente, está aplicando a sustentabilidade sobre si mesmo. A sustentação do estado da biosfera terrestre somente é possível enquanto esta transformação respeitar um desvio padrão. O segredo para sustentar a longevidade natural é não apressar as transformações. É preciso deixar que cada coisa ocorra à seu tempo.

 

A sustentação do universo requer que ele seja um gigantesco sistema. Esta exigência contraria a visão caótica que algumas pessoas têm do universo. Entretanto, já existe uma visão contemporânea que consegue demonstrar que o universo é um tipo de sistema no qual não cabem eventos caóticos. Para saber mais dela leia o artigo “Uma visão surpreendente do universo.