"Sem reflexão não há evolução."

Jairo Alves

@jairobigbrain

jairo2k@gmail.com

Homem de Ferro 3 - Ficção Factível

11/02/2014 21:10

As estórias de ficção científica são fantasias literárias nas quais o principal componente é a ciência. Elas contêm mentiras e exageros, mas também têm possibilidades reais (verdades). Isto acontece porque elas são imaginadas ao redor de fatos empíricos e pensamentos que têmgrande aceitação na comunidade científica. Em suma, nem tudo é mentira na ficção científica, pois ela também é construída a partir de possibilidades factíveis (verdades).

 

O filme “Homem de Ferro 3” é um bom exemplo de estória de ficção científica, pois ele é fruto da imaginação, mas também contêm possibilidades factíveis. Duas dessas possibilidades merecem destaque: primeiramente, a possibilidade de reprogramar o ser humano; segundamente, a possibilidade de que o universo seja um grande cérebro.

 

O filme “Homem de Ferro 3” mostra seres humanos que foram reprogramados para atenderem aos interesses de um vilão. Esta possibilidade pode parecer absurda para muita gente. Contudo, é empírico que todos os seres vivos são construídos e mantidos por programas biológicos. O projeto genoma humano - um esforço internacional para mapear os genes que parametrizam o programa humano é uma prova incontestável disto.

 

O filme “Homem de Ferro 3” tem uma cena que revela a incrível semelhança física que há entre o cérebro e o universo. Esta semelhança já foi notada há algum tempo. Entretanto, poucas pessoas sabem disto e grande parte delas considera esta ideia um disparate. Contudo, o filme “Homem de Ferro 3” pode contribuir para mudar esta situação, pois ele consegue demonstrar esta semelhança de maneira rápida, fácil e altamente impactante.

 

A combinação das possibilidades supramencionadas obrigaria a ver o universo como um grande computador e seus programas ou como um grande cérebro e seus pensamentos. Entretanto, para provar a viabilidade disto seria preciso montar um computador só com dados ou um cérebro só com pensamentos. Em outras palavras, o universo poderia ser visto como um computador ou cérebro desde que tudo nele, do micro ao macrocosmo, inclusive a fauna e a flora fossem entrada, processamento, saída e computador ou cérebro simultaneamente. Esta condição parecer estar satisfeita, pois é ponto pacífico que “Tudo na natureza se transforma!”

 

É muito difícil montar ou questionar uma visão do universo como a descrita aqui.  É preciso conhecimentos de processamento de dados e telecomunicações. É também necessário abrir mão de crenças e valores. Em outras palavras, as barreiras culturais são os maiores empecilhos para perceber e aceitar que o universo seja uma espécie de cérebro ou computador no qual tudo, inclusive nós, sejamos pensamentos ou programas materializados.

 

Assistir ao “Homem de Ferro 3” é uma boa opção para quem gosta de ficção factível. Principalmente, para quem quiser conferir as cenas comentadas. Para uma visão mais profunda deste assunto leia “A Teoria do Big Brain”. A única obra que descreve de forma simples, detalhada e sistematizada o cérebro e os pensamentos ou o computador e os programas que compõem esta visão surpreendente do universo.