"Sem reflexão não há evolução."

Jairo Alves

@jairobigbrain

jairo2k@gmail.com

 

Acorda T.I.! Matrix é Aqui!

11/02/2014 20:48

A sigla T.I (Tecnologia da Informação) restringe uma área ocupacional, mas aqui serviráapenas para facilitar a referência genérica aos profissionais da computação. O contingente mundial de T.I. é gigantesco. Certamente, grande parte dele assistiu e gostou da trilogia de filmes: MatrixMatrix reloaded e Matrix revolutions. Será que alguém neste meio percebeu a real importância da sua expertise para o desenvolvimento humanístico, social e científico?

 

Matrix era um mundo criado e mantido por computadores. Os habitantes de Matrix viviam em uma imensa realidade virtual. Em outras palavras, Matrix foi inteiramente programada, ou seja, absolutamente tudo nela dependia de programas para existir. Até o seu criador era denominado arquiteto ou programador.

 

A realidade em Matrix parecia ser bem diferente da nossa, pois tudo nela já estava programado. Entretanto, algumas vezes nós também temos esta impressão. Muita gente garante que o futuro já está escrito. Provavelmente, esta percepção foi um dos motivos que levou os nossos antepassados a creditarem a nossa origem aos poderes de deuses mágicos. Obviamente, os conhecimentos deles eram insuficientes para entender de algo tão sofisticado como engenharia de software e hardware.

 

As estruturas do universo e de Matrix são muito parecidas. Matrix é matriz em português. As matrizes são conjuntos muldimensionais, pois elas têm estruturas hierárquicas que se compõem de subconjuntos. Em outras palavras, o universo pode ser visto como uma imensa matriz (ou matrix), pois ele pode ser decomposto em subconjuntos do macro ao microcosmo.

 

A célebre frase de Lavoisier: Na natureza nada se cria! nada se perde! tudo se transforma!apresenta outra grande evidência de que o universo e Matrix são muito parecidos. Em outras palavras, a eterna transformação do universo é uma prova de similaridade com Matrix, pois toda transformação requer processamentos, programas, entradas (insumos) e saídas (produtos).

 

As evidências acima demonstram que os profissionais de T.I. seriam os melhores expertspara descobrir a engenharia da natureza. Nenhuma outra categoria profissional tem condições de analisar e compreender tão bem a natureza e um sistema tão grande complexo como o universo. Exercer esta prerrogativa é uma boa maneira de contribuir para a paz e os desenvolvimentos social e humanístico.

 

Os artigos “ O que somos  nós?  e “Uma visão surpreendente do universo” discorrem um pouco mais sobre essa visão singular do universo e da criação. "A Teoria do Big Brain" detalha passo a passo como poderia ser o software e o hardware que a sustentam. “A tarefa não é tanto ver o que ninguém viu ainda, mas pensar o que ninguém pensou sobre algo que todos vêem.” (Schopenhauer)  Em suma: “acorda T.I.!" Ninguém melhor do que vocês para demonstrar porque "Matrix é aqui”.