"Sem reflexão não há evolução."

Jairo Alves

@jairobigbrain

jairo2k@gmail.com

A ilusão de viajar no tempo

11/02/2014 20:58

Muita gente acredita que é possível viajar no tempo.Uma grande parte desta crença é devida aos pesquisadores que divulgam isto como uma possibilidade. Outra parte deve ser creditada a mídia, pois ela frequentemente publica artigos, contos, gibis e filmes que propiciam esta viagem. Apesar de toda esta campanha, este artigo vai mostrar que viajar no tempo não passa de uma grande ilusão.

 

Os defensores da viagem no tempo veem o tempo como uma via de duas mãos que pode levar ao futuro e ao passado. Eles acreditam que o tempo é como uma dimensão ou um rio que pode ser percorrido em ambos os sentidos. Parte desta crença existe porque é empírico que a passagem do tempo se altera conforme a variação da posição no universo.Entretanto, este fenômeno também pode ser justificado de outra maneira que exclui a possibilidade de viajar no tempo. Esta nova maneira sustenta a idéia de que o tempo é intrínseco às entidades naturais e não uma dimensão.

 

A percepção de que o tempo e as entidades naturais são intrínsecos se apóia no fato de que todas as coisas do universo se transformam. Este fato é uma evidência de que absolutamente tudo no universo é evento. O universo é uma estrutura altamente hierarquizada composta por eventos integrados entre si. Em outras palavras, a estrutura do universo é composta de eventos que se subordinam uns aos outros. Exemplo: Nós somos eventos subordinados a um evento maior que sustenta o planeta Terra. Portanto, a Terra dita os movimentos e consequentemente a velocidade do tempo de todos os eventos que estão nos seus domínios. Este é o motivo pelo qual nós envelhecemos mesmo quando estamos em coma. O envelhecimento também é uma prova de que o tempo é intrínseco, pois ele não se realiza diretamente pelo tempo da Terra, mas pelos eventos que sustentam os nossos processos metabólicos. Se o tempo fosse apenas extrínseco ele não poderia afetar ao nosso metabolismo e nós não envelheceríamos. A Terra tem o seu movimento e tempo determinados pelo sistema solar que por sua vez está sob o controle da via láctea. Em suma, todas as coisas possuem movimentos e tempos que variam de acordo com a sua posição na estrutura do universo. Nem mesmo os objetos inanimados escapam deste controle. É por causa disso que os movimentos dos relógios no espaço e na terra marcam o tempo de forma diferente.

 

Para viajar no tempo seria necessário modificar todas as coisas do universo simultaneamente, exceto o viajante, pois o universo teria que se comportar como uma espécie de cenário. Em outras palavras, para viajar no tempo seria necessário evoluir ou involuir simultaneamente todas as coisas do universo, menos o viajante.Essa necessidade por si só já mostra que viajar no tempo é ilógico e impraticável ao mesmo tempo. Os defensores da possibilidade de viajar no tempo ainda podem alegar que isso é apenas uma questão de opinião e que esta nova visão carece de fundamentos mais sólidos para se sustentar. As minúcias das explicações que sustentam esta nova visão do tempo não caberiam neste artigo, mas elas podem ser encontradas na Teoria do Big Brain. Eu garanto que após a sua leitura você estará muito mais propenso a concordar que viajar é apenas uma grande ilusão ou utopia.